domingo, 18 de julho de 2010

A importância da leitura...

Leia e reflita:

"Uma boa leitura dispensa com vantagem a companhia de pessoas frívolas."


(Marquês de Maricá)

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por idéias."


(Mário Vargas Llosa)


"São necessários anos de leitura atenta e inteligente para se apreciar a prosa e a poesia que fizeram a glória das nossas civilizações. A cultura não se improvisa. "


(Julien Green)


"Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo."


(Paulo Francis)

"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler."


(Ziraldo )

"Nós mudamos incessantemente. Mas se pode afirmar também que cada releitura de um livro e cada lembrança dessa releitura renovam o texto."


(Jorge Luis Borges)

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."


(Henry David Thoreau)

"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"


(Fernando Pessoa)


"Às vezes a leitura é um modo engenhoso de evitar o pensamento."


(Arthur Helps)

"A leitura, como a comida, não alimenta senão digerida."


(Marquês de Maricá)


"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro."


(Samuel Johnson)

"A leitura nutre a inteligência."



(Sêneca)

1º Fórum de Educação em Pitangueiras

Tive o prazer de poder estar com pessoas tão especiais e comprometidas com suas convicções em Pitangueiras sobre educação, agradeço o espaço e a atenção que tive, por parte da equipe organizadora, dos participantes da oficina de HQs e, principalmente ,de Carminha Campaneli, que acreditou  e adotou o meu trabalho, obrigada!

Fotos da oficina de HQs do 1º fórum de Educação em Pitangueiras: "Leitura"


 

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Registro: Olimpíadas de Língua Portuguesa / 2010



Em 1° lugar, gostaria de salientar a praticidade e variedade do material que nos foi enviado para trabalhar. Infelizmente, toda essa riqueza, não pode ser trabalhada na íntegra pela falta de tempo.

Para iniciar o trabalho, dispus uma aula só para apresentar o tema e comentar o cronograma das oficinas. Logo, os alunos perceberam a complexidade de se “competir” com alunos de todo país.

Li algumas obras, por categoria, para que contextualizassem o tema e o projeto.

Trabalhamos por “etapas temáticas” e não por oficinas, devido ao curto prazo de tempo, afinal temos outras metas a cumprir concomitante.

Praticamente, todas as oficinas de todas as categorias, retratam o mesmo foco: definição temática, foco narrativo, figura de linguagem, entrevistas e produções.

“É complicado trabalhar um tema específico, uma vez que são salas heterogenias e que faltam, perdendo tópicos importantes”. No entanto, sempre conseguimos suprir as necessidades desses alunos.

O que se pôde perceber, é que em todas as categorias, foi difícil extrair dos alunos uma descrição do lugar onde vivem. Talvez, por não ter sido bem desenvolvida, a habilidade de olhar, observar e refletir.

Criatividades eles têm, o problema é trazer informações teóricas, acopladas aos textos. Mas produziram dentro de suas capacidades. Uns contemplaram elementos de todas as etapas; outros nem tanto, mas deixaram seu recado.

Então, a pior parte do trabalho, é mencionar o único texto que partiria para a competição. Olhares apreensivos, atentos; logo decepcionados, ou aliviados, e outros, surpresos.

Assim aconteceu: “Olimpíadas de Língua Portuguesa”, neste ano de 2010.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Registro do projeto HQs

    Neste projeto, é importante apresentar, todos os conceitos trabalhados:
  • pontuação;
  • discurso direto e discurso indireto;
  • regência verbal e nominal;
  • segmentação textual;
  • estrutura e elementos da narrativa;
  • figuras de linguagem;
  • recursos e estrutura das HQs;
  • dimensões (noções de geometria);
  • 1º e 2º plano ( noção artística);
  • metáfora visual;
  • leitura;
  • coesão e coerência;
  • seleção de informações;
  • leitura instrucional;
  • pesquisa;
  • trabalho em grupo;
  • socialização de idéias;
  • "muita paciência" para as devidas correções...rs.
    Claro que é um trabalho extenso, em torno de 1 mês, até um pouco mais, dependendo das salas, mas é muito gostoso, aprendemos juntos e chegamos a um produto final concreto.
    Num primeiro instante, fizemos o contexto histórico das HQs, com seus elementos, recursos e estrutura; logo partimos para a leitura - procurar no concreto - o que pesquisamos. Assim, poderíamos pensar em como confeccionar uma HQ.
    A turma foi dividida em trios e já sugeriram o tema, que foi aceito por todas as salas: "Meio Ambiente", devido aos projetos da Unidade Escolar: "Boa vista mais verde".
Então, começaram os primeiros ensaios, correções, desentendimentos, esboços, reclamações, divisão de quadros, brigas, desenhos, reconciliações, pinturas,... até que conseguiram chegar ao que vocês terão o prazer de ver...( pena que são apenas algumas fotos)